Não perca mais tempo! Aprenda tudo sobre o pronatec e seus cursos, quem pode fazer, como se inscrever e muito mais Estudar sem ter con diç!oes financeiras, sempre foi um desafio enorme para nossa população de baixa renda. No Governo atual e no anterior, desde muito tempo se fala em aumentar, democratizar e aprimorar o ensino publico no Brasil. Nessas eleições de 2014 vimos muito na TV a propaganda desses programas de amparo ao trabalhador e tendemos a achar que esse programa é novo, mas não ele já vem sendo pensado desde 2011.Hoje vamos explicar como o Pronatec funciona e como é possível estudar e se qualificar gratuitamente. Confira conosco.
O que é o programa Pronatec
Indo bem direto ao ponto, o PRONATEC é um programa que significa “Programa Nacional de Acesso ao Ensino técnico e Emprego” e tem como objetivo aumentar a oferta de cursos técnico-presenciais para colocar mais rápido o jovem no mercado de trabalho, ou para pegar trabalhadores que já estão no mercado de trabalho e treiná-los. As verbas vêm do Ministério da Educação, Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Existe diversas modalidades do programa, entre eles estão o PRONATEC Jovem (que dá incentivos ao jovem que sai do ensino médio para ir direto à escola técnica), PRONATEC campo (para trabalhadores do campo, capacitando-o para o trabalho), PRONATEC Bolsa formação estudante-trabalhador (capacita o jovem enquanto ele estuda para quando sair da escola, ir direto para mercado de trabalho), PRONATEC Brasil sem miséria, entre outros, mas esses são os principais.
Como funciona seu processo seletivo?
Como ele é um programa vinculado à Instituição de ensino, não tem um processo seletivo próprio como o SiSU do Enem ou SiSUTec, mas ele é feito de acordo com critérios que essas instituições adotam para selecionar cada aluno para ser beneficiado com a oferta de vaga. Por exemplo, a instituição tem 10 vagas para ser distribuídas para uma turma de 20 alunos, vai ser feito um filtro para selecionar esses alunos de acordo com critério dessa instituição que pode selecionar por nota do aluno, desempenho, comportamento, interesse, nível de condições, etc. Com isso, o governo brasileiro tem tentado criar leis que possam beneficiar ainda mais os jovens, dando oportunidades de prepara-los para um bom futuro, tendo uma boa formação para conseguir assim um bom emprego.
Cursos oferecidos no Pronatec
São basicamente de 3 tipos: Técnico – duração mínima de um ano, para quem concluiu o nível médio; Técnico – duração mínima de um ano, para os matriculados no nível médio; Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional – duração mínima de dois meses, destinada a trabalhadores, estudantes de nível médio e pessoas beneficiadas por programas federais de transferência de renda.
Quem pode se inscrever?
É fato que qualquer pessoa pode se candidatar a uma vaga do Pronatec, pois o programa é aberto a todos os brasileiros. No entanto, alguns cursos dão prioridade para pessoas de baixa renda, alunos que estudaram em escolas públicas (ou em escolas particulares como bolsistas integrais), pessoas que estão desempregadas, beneficiários de programas de transferência de renda (como o Bolsa Família, por exemplo). As ofertas são feitas por instituições como os Institutos Federais tanto de ensino superior (IFRJ, IFPR, IFPB) quanto de aprendizagem (SENAI, SENAC). Como um dos critérios de seleção é o interesse, cabe ao candidato procurar saber na administração de sua instituição de ensino médio, como ela pode participar do programa. Ele deve procurar a secretaria e falar com alguém para saber se na sua situação pode conseguir uma vaga, ou ligar para algum instituo Federal ou de aprendizagem da sua cidade e perguntar sobre o programa. Depois é só fazer a inscrição pelo site oficial http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/
Conclusão Pois é caros leitores, espero que tenham curtido essas super dicas e que consigam fazer seu curso pronatec com todo sucesso do mundo! Um outro programa bem bacana que também tem feito muito sucesso é o , juntamente com Sisu e Sisutec, sugiro que conheçam também !
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários

Postado em: Cursos,Emprego,Programa,Pronatec
0 comentários:
Postar um comentário